Violino Método Suzuki

Posted: maio 4th, 2013 | Author: | Filed under: método, Partitura | Tags: , , , , , , , | No Comments »

Muitos iniciam seus estudos de violino com auxilio do método Suzuki. Por ser um método clássico no estudo e ensino do violino.

O método Suzuki é utilizado em diversos conservatórios de música por todo o mundo.


Trata-se de um excelente método que não enfatiza todas as técnicas de expressão corporal, execução e afinação, mas introduz uma filosofia de aprendizado da  música com majestade, buscando trabalhar sons de infância e juventude do aluno, quando aflora a percepção musical.

 

musica-amorO método Suzuki ensina a prática de tocar violino com  amor, tanto que já foi tema de mestrado e doutorado, escrito por diversos autores, você pode conferir o trabalho do autor Cleci Cielo Guerra, em sua tese de mestrado Violinistas e método Suzuki.

 

Aprendi o pouco que sei, sobre como tocar violino, usando o método Suzuki e, realmente posso dizer que ele possui excelentes, exemplos de estudos e o recomendo como um dos melhores métodos para iniciantes no violino.

 

Além de que,  se vale de elogios para aumentar a auto-estima do aluno. Após um determinado tempo de estudo da  teoria musical, em conjunto com as técnicas empregadas pelo método Suzuki.

 

É possível notar que você realmente consegue desenvolver a percepção e sensibilidade  para escolher e identificar um bom repertório de peças musicais para violino.

 

Porque aprender Violino com Método Suzuki

metodo-suzuki-violino

O aluno ganha segurança para evoluir para métodos mais complexos e assim trabalhar suas técnicas  mais avançada com perfeição.

 

O Suzuki é largamente utilizado no Japão e os professores  japoneses sentem orgulho ao falar dele.  E falam que, o método não só estimula a inteligência musical do individuo com diversão como também pode ser usado para a criação de uma sociedade melhor, tendo a música como um dos ingrediente na formação do indivíduo.

 

O método Suzuki, que possui tantas qualidades que enaltecem a música e o violino, e por ensinar de forma objetiva e simples, a quem quer aprender a tocar esse maravilhoso instrumento,  teve diversos de seus métodos e partituras transcritos para o Encore, um poderoso sistema  que auxilia no estudo da música utilizando um  computador ou tablet.

 

 

método-suzuki

Você pode encontrar  alguns métodos do Suzuki transcritos para o Encore nesse kit, juntamente com outros métodos e partituras para violino, que você pode utilizar em seus estudos diários.  Como dizia Shinishi Suzuki, o criador do método Suzuki:

“A capacidade não é inata e que o talento pode ser criado” 

 

Querendo dizer, todos nós  temos condições de aprender a música ou qualquer instrumento, basta utilizar as ferramentas e os métodos certos em cada fase do aprendizado para que seu talento musical apareça como mágica, e em pouco tempo.

 

Sucesso!

 

Até o próximo post

 

Udinei Silva



 

Be Sociable, Share!


Leave a Reply